27 de mar. de 2012

Uma escolha má e sua consequência

1 comentários




"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2: 16,17

A Bíblia nos conta, no livro de Gênesis, sobre a criação do Mundo. "No princípio Deus criou os céus e a terra". Ele criou tudo que há no Universo em seis dias e no sétimo Ele descansou. No sexto dia, Deus criou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas lhe dando vida. Deus nos criou segundo sua imagem e semelhança. E da costela de Adão, Deus fez a mulher, Eva.

Ao criar o homem, Deus queria ter comunhão com ele. No capítulo 3, nos conta que a voz do Senhor passeava no Jardim do Éden na viração do dia. Todos os dias Deus conversava com Adão. Deus lhes dava tudo. Ele criou todas as árvores e, Adão e Eva, apenas colhiam seus frutos, sem precisarem de trabalhar.

Mas, havia no meio do Jardim a árvore do conhecimento do bem e do mal, a qual, Deus ordenou a Adão que não comesse dela. Porém, através de uma serpente, o inimigo astutamente disse a Eva que se comesse daquela árvore da vida, ela teria entendimento e conheceria o bem e o mal.

Eva, achou os frutos daquela árvore agradável aos seus olhos e comeu deles, dando, também, para Adão. A partir de então, foram abertos os seus olhos e reconheceram que estavam nus. E, envergonhados se esconderam. O pecado os afastou da presença de Deus.

Quando Deus chamou por Adão no Jardim e lhe perguntou porque sabia que estava nu, se comeu o fruto da árvore da vida, Adão transferiu sua culpa para Eva. E perguntando para ela, disse que foi a serpente.

A partir do momento que nosso inimigo foi expulso do céu, ele está rodeando a terra e passeando por ela (Jó 1;7), está ao nosso derredor procurando alguém para que possa tragar (I Pe 5:8). Por isso, que devemos estar atentos, vigiando e orando, pois ele arma ciladas, assim como fez com Eva, ele é astuto e nos quer tirar da presença de Deus.

Aos olhos de Eva, aquela árvore era agradável. É assim que o inimigo trabalha, ele nos oferece o que nos 'parece' ser o melhor, mas na verdade, não passa de ilusão. Ele prepara pratos agradáveis fisicamente para nos tirar dos caminhos de Deus. Cabe a nós, estarmos em constante oração para resistirmos às ciladas do nosso inimigo.

Não era difícil para Adão e Eva obedecer a voz de Deus, pois poderiam comer o fruto de todas as árvores, tinham tudo que precisava, Deus lhes dava tudo! Mas, ainda não estavam satisfeitos. Muitos não se satisfazem com as bênçãos recebidas por Deus e, quando não sabem esperar a vontade de Dele, resolvem por si próprios, fazendo escolhas precipitadas, desobedecendo a Ele.

E se essa árvore não tivesse existido?

Deus deu livre arbítrio para todos nós. Em toda nossa vida temos que fazer escolhas, desde as mais simples como que roupa vestir, que sapato usar, até as mais complexas, como que faculdade fazer, em que pretendo trabalhar, porém, a mais importante escolha da nossa vida é que caminho seguir, céu ou inferno. 

A Bíblia diz que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convem (I Co 10:23). Tudo nesse mundo nos é oferecido, mas a Bíblia diz que o mundo jaz no maligno, por isso não devemos amá-lo e nem o há nele. O pecado sempre estará à nossa porta, como está escrito em Hebreus 12:1: "deixemos todo o embaraço e o pecado que nos rodeia", por isso que devemos orar sem cessar, ter comunhão com Deus para não nos desviarmos do caminho que conduz para o céu. Devemos olhar somente para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2).

E se já pecamos? O que fazer?

Quando Deus deu ordem para não comer os frutos da árvore da vida, ele a fez para Adão. No entanto, mesmo que a responsabilidade fosse dele, ele transferiu sua culpa para Eva, que culpou a serpente. As pessoas costumam sempre arrumar uma desculpa ou alguém para culpar por suas falhas. A Bíblia diz para não pecarmos, mas se pecarmos temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo (I João 2:1).


Para receber o perdão de Deus temos que nos arrepender de todo nosso coração e não pecar mais. Primeiramente, temos que confessar a Deus nossos pecados, como está escrito em Provérbios 28:13 "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." I João 1:9.
 
E as consequências?
 
Deus ordenou que a serpente rastejasse por toda vida e colocou inimizade entre ela e a mulher, ferindo seu calcanhar e ela ferindo sua cabeça. Eva foi castigada com grandes dores de parto e dominada pelo seu marido. Adão por ter ouvido a voz de sua mulher e não a de Deus, teria que trabalhar para ganhar o pão com muito suor e dificuldade. Além disso, foram expulsos do Jardim do Éden e Deus pôs querubins para guardar o caminho da árvore da vida.

Uma escolha errada você poderá perder o caminho que leva para o céu! Portanto, permaneça em Deus, seguindo com fé, amor, dedicação. Evite o pecado pois suas conquências são terríveis. É melhor renunciarmos as coisas desde mundo que são passageiras, vaidade, e garantirmos a Vida Eterna!

"Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis." Mateus 24:44.







Gênesis 2:16-17

1 comentários:

  • 2 de abril de 2012 às 22:47

    Devemos andar sempre na direção de Deus para que Ele nos ajude a tomar as decisões corretas, decisões que nos tragam ainda mais para a presença DELE. A melhor decisão que o Homem pode tomar é entregar sua vida nas mãos de Jesus e deixar ele Reinar em sua vida! Só Jesus é o caminho que nos conduz para a Salvação! Jesus Te Ama... Que Deus te abençoe a todos os leitores deste blog abençoado!

Postar um comentário